Siga-me!

O Cenário como Pano de Fundo

Escrito por Bruno Peres | Postado como | às 09:25

“(...) e o resto é o pano de fundo.” Jackob Nielsen

Passei dias pensando em como ia começar o post de abertura desse blog, escrevi e apaguei, digitei e deletei... mas nada se parecia com um bom começo. Talvez fosse um pouco de receio do que a Maria ia falar quando lesse isso, ou talvez apenas muita informação sobre os últimos 10 anos criando e lendo cenários de todos os tipos.

Então encontrei essa frase do Jackob e tudo começou a fazer sentido, a conexão que faltava fora encontrada e porque não começar por ela? Em sua frase ele diz “todo o resto” e isso já é por si uma explicação do que representa o cenário em um jogo de RPG. Tudo o que não for os personagens que estão sendo representados pelos jogadores faz parte do cenário e deve ser criado, desenvolvido com uma atenção especial.

Mas então os jogadores não fazem parte do pano de fundo?
Calma, não é bem assim ao pé da letra. As histórias das personagens, geralmente, estão ligadas ao cenário da campanha e as atitudes deles durante o jogo também serão influenciadas pelas tramas e características do cenário, mas esses pontos são menos previsíveis e é mais divertido deixá-los por conta do jogador e vamos focar mais na criação do ambiente e tudo que o envolve.
Eh! Acho que esse pano de fundo vai ser maior do que parece...


Ao som de: Angra – Heroes of Sand

Sobre o Autor:
Bruno Peres Bruno Peres (brunoperes03@yahoo.com.br) Formação em Comunicação Digital com Especialização em Web Presence pela Universidade de Toronto é um RPGista por natureza e solteiro por incompetência, tenta ser escritor nas horas vagas e adora contar causos de sua vida entre amigos. É editor e escreve para o site da A4A e mantém o Twitter @bperes


Gostou do conteúdo? Porque não receber as novidades por e-mail?

Comments (2)

sua fã

precisava de um cenário com pano de fundo de estúdio para emissão de um vidio..quem me arranja?
agradecia
obrigado
martins

Postar um comentário