Siga-me!

Como definir um Cenário

Escrito por Bruno Peres | Postado como | às 08:19

“[Criei] um Mundo Secundário no qual sua mente pode entrar. Dentro dele, tudo o que ele relatar é "verdade": está de acordo com as leis daquele mundo. Portanto, acreditamos enquanto estamos, por assim dizer, do lado de dentro.” J.R.R. Tolkien

O primeiro passo para começarmos a entender e discutir a criação e o desenvolvimentos de cenários é procurar entender o que realmente é um cenário. De acordo com Rosson and Carroll, 2001 (designers que estudam Interação) - “Um cenário é uma descrição que contém atores, informação por trás deles, informações sobre o seu ambiente, seus objetivos e seqüências de ações e eventos. Podem-se incluir também os obstáculos, contingências e êxitos dos atores.”

Vejo um cenário como um pouco de cada definição vista acima, Tolkien nos mostra seu mundo como um lugar que devemos entrar e descobrir sem medo, nele todas suas leis, criaturas e lendas são verdadeiras, descobri-las faz parte do próprio conceito de cenário. Já os designers Mary Rosson e John Carroll nos mostram uma descrição mais acadêmica dizendo-nos que um cenário precisa ter objetivos, informações sobre seu ambiente, personagens e obstáculos.

Se estudarmos tudo o que realmente existe sobre o tema podemos chegar a inúmeras conclusões, analisando desde Star Wars de George Lucas até Matrix dos irmãos Wachowski. Todos esses possuem suas próprias definições, histórias, lendas, regras e obstáculos aos personagens. Mas um cenário pode ser mais do que isso?

Uma discussão que provavelmente levará anos, o que é exatamente esse o propósito desse blog. Mas para termos um ponto de partida podemos definir o cenário como uma construção dotada de suas próprias regras, leis, características, personagens, obstáculos e principalmente: histórias.

A partir disso podemos relacionar esse pensamento com diversos cenários do RPG mundial e podemos desmontá-los a partir de inúmeras fórmulas existentes. Mas o pensamento vai além de entender o que um cenário e sim como criar um. Porque não tentar?


Ao som de: Iron Maiden - Powerslave

Sobre o Autor:
Bruno Peres Bruno Peres (brunoperes03@yahoo.com.br) Formação em Comunicação Digital com Especialização em Web Presence pela Universidade de Toronto é um RPGista por natureza e solteiro por incompetência, tenta ser escritor nas horas vagas e adora contar causos de sua vida entre amigos. É editor e escreve para o site da A4A e mantém o Twitter @bperes


Gostou do conteúdo? Porque não receber as novidades por e-mail?

Comments (2)

Bruno, assisti a sua palestra no EIRPG e curti muito. Comecei a rascunhar um artigo que define - perifericamente - o que é um cenário. Se quiser, dá um e-mail que eu mando.
Valeu!

Muito bacana o artigo.
Será que você pode me passar a bibliografia complreta da citação que fez logo no início?
"Rosson and Carroll, 2001 (designers que estudam Interação)...

Postar um comentário