Siga-me!

De onde tirar idéias para seus cenários – PARTE II

Escrito por Bruno Peres | Postado como | às 22:58


"Criatividade representa a emergência de algo único e original" (Anderson, 1965)
Em nosso último post sobre de onde tirar idéias falamos sobre inspiração através de músicas, imagens e até comentários de pessoas que estão de fora.
Mas e quando precisamos colocar a mão na massa?
Porque não começar a plantar nossa semente da criatividade, ou melhor, da inspiração e soltar o verbo com Jaime Daniel Cancela, Presidente da ONG LVDVS CVTVRALIS, foi responsável pelo Desafio D&D de 2005 e 2006 e co-autor do cenário de Marturilian junto comigo e com Maria do Carmo Zanini.
Plantar essa semente não é algo lá muito complicado, mas é necessário prática como qualquer outra atividade na vida e isso só é adquirido quando realmente nos prontificamos a iniciar a coleta de informações e a criar algo de verdade. Com o tempo idéias começarão a surgir a todo instante, inspiradas em praticamente tudo o que você olhar.
Pano de Fundo: Olá Jaime, Quando você percebeu que teria que criar um cenário para vários jogadores participarem do Desafio D&D em pleno EIRPG, o que você fez?
Jaime: Maria do Carmo e eu queríamos um mundo não muito diferente dos tradicionais, para que não causasse estranhamentos nos jogadores costumeiros de D&D, mas não queríamos também fazer "mais um cenário com elfos e orcs". A idéia era ser um mundo onde houvessem histórias elaboradas e complexas por trás de locais e personagens. Também não queríamos um cenário onde os jogadores ficassem só observando os poderosos heróis NPCs resolvendo tudo. Em nossos cenários de jogo, os heróis são ou irão se tornar as grandes lendas contadas pelos bardos.
PdF: E pelo o que sabemos uma grande trama foi desenvolvida para que os jogadores pudessem participar lendo contos, escolhendo personagens e até mesmo enviando seus próprios. Como lidar com a criação de tramas em um cenário onde você não conhece exatamente o perfil de quem vai jogar?
Jaime: Pensamos no que o jogador típico de D&D quer. Para isso nos baseamos na própria estrutura do jogo na forma que foi concebido. O D&D é um jogo que foi idealizado com batalhas heróicas e desafios instigantes. Então você cria a história pensando nisso. É claro que sempre há aqueles que querem seus personagens com dilemas morais e incertezas. Para isso você coloca as situações em jogo e deixa que os jogadores lidem com a situação como quiserem. Se o terrível vilão tem a princesa em seu poder e desafia o herói, o jogador deste último tanto pode fazer um discurso inflamado em que jura pela sua honra que derrotara o ignóbil facínora ou pode simplesmente rolar a iniciativa e perguntar qual a CA do NPC...
PdF: Você já criou alguns pequenos cenários para jogos com amigos, como foi o processo criativo dessas suas criações?
Jaime: Sim, mas minhas criações são mais linhas básicas do que dezenas de anotações. Anoto nomes, lugares, data e o que cada um dos PdMs sabe ou planeja fazer. Meus costumeiros grupos de jogo sempre me surpreendem, então desisti de muitos preparativos...
PdF: Pra finalizar, é público que a Ludus irá realizar o próximo Desafio D&D. Como estão os preparativos? Será contata uma história que ainda tem ligação com as anteriores ou teremos um cenário novo? Eu ainda estou convidado (hehehe) ?
Jaime: Ano passado devido a problemas profissionais eu tive que desistir de realizar o Desafio D&D do EIRPG. Fui convidado para realizar um no Dia D, mas o que quero fazer agora é terminar a Saga de Marturilian. Sim, você ainda esta convidado. Vá preparando novo material, anda!
Concluindo
Cada pessoa acaba desenvolvendo sua própria maneira de criar e desenvolver histórias e cenários. Como sempre dizemos: não existe uma receita de bolo, o que podemos fazer é mostrar o que as pessoas fazem e quais as principais referências de mercado, o resto é com você!
Ao som de: The Beatles –
Penny Lane

Sobre o Autor:
Bruno Peres Bruno Peres (brunoperes03@yahoo.com.br) Formação em Comunicação Digital com Especialização em Web Presence pela Universidade de Toronto é um RPGista por natureza e solteiro por incompetência, tenta ser escritor nas horas vagas e adora contar causos de sua vida entre amigos. É editor e escreve para o site da A4A e mantém o Twitter @bperes


Gostou do conteúdo? Porque não receber as novidades por e-mail?

Comments (3)

Demorou mais saiu hein Peres! Vamos fazer um encontro de blogs de rpg no EIRPG esse ano, se quiser participar esta convidado. Abraços!

Cara, perco 3 horas diárias no ônibus...
é nessas horas q crio meus cenários, histórias etc..

o site está maravilhoso!

Postar um comentário